Por que desenvolver competências sociais na infância?

Competências sociais são definidas como as capacidades que as crianças possuem de desenvolver relações positivas com adultos e outras crianças. Aceita-se amplamente que o desenvolvimento da criança em todas as áreas de funcionamento é influenciado por essa capacidade de estabelecer e manter relações positivas, consistentes e primárias com adultos e pares. Pesquisadores e educadores da primeira infância reconhecem que a competência social é uma área complexa e multifacetada de desenvolvimento, e inclui habilidades como controlar as próprias emoções, comunicar-se efetivamente, ser capaz de assumir a perspectiva do outro, resolver conflitos e problemas, e estabelecer relações positivas com seus pares. Inversamente, relações insatisfatórias entre pares nos primeiros anos de vida associam-se a consequências prejudiciais em períodos posteriores do desenvolvimento e na vida adulta. Problemas entre pares foram associados a desempenho acadêmico mais baixo, repetência, evasão escolar e falta de foco emocional. Enquanto a aceitação pelos pares motiva as crianças a envolverem-se nas atividades de sala de aula, a rejeição e o conflito entre pares podem reprimir a motivação das crianças. Assim, é fundamental que familiares e educadores se preocupem com o desenvolvimento de competências sociais na infância. Essenciais na adaptação psicossocial durante a primeira infância e bem mais tarde, as relações das crianças com seus pares têm um papel primordial no seu desenvolvimento global. Promover as competências sociais e afetivas e intervir desde a mais tenra idade em caso de dificuldade é particularmente eficaz para favorecer as experiências positivas entre as crianças. Em caso de dúvidas, procure orientação profissional!