Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar as funções cognitivas (conhecimentos complexos) e práxicas (atividade motora fina) dos pacientes, sejam eles adultos, idosos, crianças ou adolescentes, buscando elucidar possíveis distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, além de alterações cognitivas específicas como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planejamento, bem como seus diagnósticos diferenciais.
Na avaliação neuropsicológica, o profissional se utiliza de uma boa anamnese, de testes neurológicos e psicológicos específicos, padronizados e validados, sendo realizados em etapas sucessivas, baseados em dados comparativos, segundo o esperado para cada faixa etária, nível socioeconômico e escolaridade, além da observação de desempenho em atividades propostas frente a cada caso a ser avaliado.
Quem costuma solicitar a avaliação neuropsicológica? Médicos geriatras, neurologistas, psiquiatras e psicólogos, além de outros profissionais envolvidos com a área de reabilitação em geral. Os resultados desta avaliação costumam ser usados para nortear indicações terapêuticas medicamentosas e de reabilitação, com técnicas específicas aplicadas a cada caso, diagnóstico diferencial dos déficits cognitivos e avaliação de distúrbio/transtornos mentais, assim como, as demências sendo, também, útil para o diagnóstico diferencial de depressão.